sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Xadrez Escolar I

Organização


I - Arbitragem em Torneios de Xadrez
II – Organização de eventos
III Considerações Finais

Para quem ainda não teve contato com o jogo de xadrez, poderá ter uma idéia um pouco diferente do que ele representa como esporte ou como ciência.


Para muitos, o jogo de xadrez ainda é a reunião de dois velinhos em uma mesa de clube, em uma partida interminável.


Hoje o xadrez é um dos esportes mais praticados no mundo. Em número de países filiados a uma federação internacional, perde apenas para o futebol. Em quantidade de livros publicados, perde apenas para Filosofia. Temos uma quantidade de informação muito grande, separados por temas como: Aberturas, Meio Jogo e Finais.


Os temas acabam se dividindo em sub temas que acabarão abrangendo o universo que é o jogo de xadrez como um todo.

Será que algum jogador, técnico ou professor, poderá dizer que aprendeu a jogar xadrez? Que não falta mais nada para aprender? Quem pensar desta maneira estará redondamente enganado. Todo dia, a cada partida, a cada campeonato ou torneio, continuamos aprendendo coisas novas.


Graças à introdução do computador, o xadrez evolui e continua evoluindo de uma maneira muito rápida. Por isto temos de nos preparar para suprir uma demanda que exigirá dentro de breve uma quantidade maior de professores, técnicos, árbitros e organizadores em nossa área.


I - Arbitragem em Torneios de Xadrez


Eventos

Temos na atualidade dois tipos de eventos em nosso esporte.


Os oficiais, chamados de Campeonatos, são aqueles organizados por Federações estaduais filiadas à Confederação Brasileira de Xadrez, que aponta os Campeões Oficiais de cada categoria. E os não oficiais, ou chamados torneios abertos, podendo ser realizados por qualquer entidade oficial ou não e que abrangem também eventos escolares.


Categorias Oficias


Como definimos as categorias em um evento de xadrez?


No ato da inscrição, o responsável deverá informar quantos anos tem o seu aluno, filho ou atleta. Deverá informar sempre a data de nascimento completa e não a idade. Esta é um importante procedimento para não termos um jogador fora de sua faixa de idade.


Exemplo: Ano atual 2008
Ano de nascimento 1995
Resultado 13 anos

Para um jogador que tenha 13 anos, ele pertence à categoria 14 anos. Sempre que um jogador possuir 12 anos, mas fizer aniversário de 13 no mesmo ano, então ele não pertencerá à categoria 12, mas sim a 14.


Então sempre teremos jogadores com 11 ou 12 anos pertencentes à categoria 12 anos. Para 13 e 14, categoria 14 e assim sucessivamente.

As categorias oficias são:

Pré-mirim - 08 anos
Mirim - 10 anos
Pré-infantil - 12 anos
Infantil - 14 anos
Cadetes - 16 anos
Infanto-Juvenil - 18 anos
Juvenil - 20 anos

Isto nos naipes masculino e feminino. As meninas da mesma categoria poderão jogar no naipe masculino sempre na mesma idade ou em uma idade superior.

Arbitragem

a) Aplicação das regras básicas

Normalmente as regras oficiais do jogo de xadrez são adaptadas de acordo com o objetivo que o organizador quiser alcançar, e principalmente levando em conta a idade dos participantes.


b) Como proceder nos lances impossíveis


Em eventos escolares e até uma determinada série ou idade poderemos utilizar a regra dos três lances impossíveis na partida, ou não. Se a utilizarmos, para o primeiro lance impossível, daremos ao adversário 2 minutos. Para o segundo lance impossível, mais dois minutos, e para o terceiro lance impossível, o jogador perderá a partida.


Lembrar que o lance impossível somente terá validade se o jogador efetuar o seu lance no tabuleiro e apertar o próprio relógio. Caso o jogador faça um lance impossível e ainda não pressionou o relógio, poderá voltar o lance e efetuar outro, se possível com a mesma peça. Caso não possa, poderá efetuar o lance que escolher.

c) Queda de tempo


Queda de seta ou tempo, especifica que um dos jogadores teve o seu tempo total para jogar a partida terminado. Este fim de tempo demonstra que um dos jogadores perdeu a partida por utilizar muito o seu tempo.


Existem alguns costumes, como contar quantas peças restaram no tabuleiro, ou somar os pontos das peças que restaram no tabuleiro. Isto é uma fábula, um costume, que não se aplica ao xadrez, independente de se jogar em competições oficiais ou não.


d) Como termina uma partida de xadrez?


A maneira mais comum é o xeque-mate.
Outra mais comum é o comum acordo entre os jogadores.
Temos também o afogamento, que acontece quando um dos jogadores não pode movimentar qualquer peça que tenha no tabuleiro. A falta de material para os dois jogadores para dar xeque-mate ao adversário também produz um empate na partida.


e) Criança que mexe na peça do outro, não entregam resultado
ou acabam discutindo.

Antes de qualquer coisa, as crianças devem ser preparadas com antecedência para a participação em eventos enxadristicos.


Como educadores, os professores sabem lidar com este tipo de comportamento e já estão acostumados.


Cabe ao professor, treinador, pai ou responsável, repassar o maior número de informações possíveis aos jogadores, permitindo assim uma melhor e mais tranqüila participação.


A prática no jogo de xadrez irá estimular várias áreas na mente dos atletas, tais como: cálculo, programação, análise da posição, projeção espacial, imaginação e tomadas de decisão sobre situações cruciais.

Estas informações devem conter alguns itens como:


1) Comportamento positivo de civilidade, evitando gritar, ou fazer um barulho excessivo e desnecessário, já que o xadrez requer silencio.


2) Transmitir que o xadrez é um jogo honesto e trapaça ou algum favorecimento não faz parte deste esporte.


3) Quando tiveram alguma dúvida no transcurso da partida, chamem o árbitro.


4) Localizar a mesa aonde irá jogar e perguntar o nome do adversário, verificando se é o adversário correto.


5) Chamar sempre o árbitro ao final da partida e informar o resultado.


6) Cumprimentar o adversário no início e após o término da partida, demonstrando respeito e aceitando o resultado, qualquer que seja.

f) Comportamento de pais e técnicos e professores


Este é um assunto de extrema importância, já que envolve também o comportamento dos responsáveis pelas crianças durante o evento.


Devemos ter a consciência que as crianças devem jogar as suas partidas sozinhas. Com isto ganharão confiança e experiência que será utilizada nos eventos futuros. Fazer uma criança ganhar a partida durante a rodada, através de qualquer tipo de intromissão externa, é uma prática lamentável que não soma nada de bom ao desenvolvimento deste pequeno atleta em formação.

Normalmente os pais são os mais ansiosos, e por este motivo e por desconhecer a regra do jogo, por muitas vezes se intrometem na partida dizendo que o filho foi roubado ou prejudicado de alguma maneira. A defesa do filho é sempre um comportamento natural. Mas existe o pai do filho que sempre vence e sempre é o melhor. Quando ganha é o resultado normal, já que ele é o melhor jogador. Quando perde, é porque foi roubado ou o árbitro o prejudicou, procedendo de maneira equivocada.


O desconhecimento das regras leva a uma insegurança e por este motivo, pais, professores e responsáveis devem estudar a regulamentação deste esporte para poder entender melhor o que acontece no universo de cada partida de xadrez e aprender a se comportar antes, durante e depois das competições.


g) Emparceiramento

O emparceiramento computadorizado ou manual é um procedimento que permite a uma quantidade enorme de jogadores possam se enfrentar, de acordo com a sua força aproximada. Todos os participantes jogam ao mesmo tempo com jogadores diferentes, em um número previamente informado de rodadas. Cinco ou sete, durante um dia, dois ou três.


Diferente de outras modalidades como basquete, Vôlei, Futebol etc…. no jogo de xadrez não é necessário termos apenas um campeão para cada evento. Temos vários tipos de competições enxadristicas, mas a mais normal delas é o sistema suíço, não elimina o jogador caso ele perca uma ou mais partidas.


Podemos ter um empate nas partidas jogadas e será campeão ou obterá a primeira classificação aquele jogador que obtiver o maior número de pontos possíveis, dentro do número de rodadas estipulado anteriormente.


h) Softwares grátis de emparceiramento.

O programa mais utilizado na atualidade se chama Swiss Perfect e pode ser obtido um demo através de seu endereço na internet, www.swissperfect.com
Fácil de ser manipulado, ele proporciona a realização dos eventos que forem necessários na prática do jogo de xadrez.
Temos outros programas de emparceiramento, mas acredito que este apresentado é a melhor opção de utilização.


i) Sites de regras

A regulamentação oficial do jogo de xadrez tem o seu texto no idioma inglês. Através da internet você pode facilmente acessar as regras em outros idiomais, inclusive o português que hoje é considerado idioma oficial da FIDE, Fédération Internationale des Echécs.


Na página do Clube de Xadrez de Brasília você pode encontrar as regras traduzidas. http://www.bcx.com.br/


No idioma inglês na página da federação internacional.www.fide.com


II – Organização de eventos


Preparação com antecedência
Procedimentos básicos

a) Com pelo menos quatro dias de antecedência, todo o material para utilização no evento deverá estar disponível ao organizador. Relógios, peças, tabuleiros.


Não podemos esquecer dos troféus e medalhas ao ganhadores. Deverão estar todas prontas e gravadas.


b) A equipe de arbitragem já deverá estar convidada e confirmada para o evento, chegando no dia em horário necessário para iniciar a confirmação dos jogadores.


Nomear o Árbitro Principal da competição que será o responsável pela equipe de árbitros e pelas decisões técnicas.


Verificar a quantidade de jogadores para saber com antecedência quantos árbitros serão necessários.


A equipe de arbitragem deverá se apoiada por professores da entidade organizadora ou por ela designados, para tarefas complementares que serão necessárias. Controle de fluxo de pessoal segurança, silêncio, etc…

c) O local deverá estar preparado já na noite anterior, contendo placas indicativas, informando o regulamento geral, salas ou ginásios de competição, alem de outros como banheiros Masculino e Feminino, Proibido Fumar, Silencio e a área aonde os jogadores e professores, no dia da competição irão confirmar presença no evento.

d) Mesas e cadeiras distribuídas no local de jogo de acordo com a quantidade em cada categoria. Deverão estar numeradas e com a informação de qual categoria pertence.


e) Designar a sala da informática, aonde o responsável pela inserção dos resultados de cada rodada estará trabalhando.


f) Teremos, dentro da possibilidade, uma lanchonete ou restaurante dentro do estabelecimento, que possa suprir a demanda de salgadinhos, refrigerantes, sucos e outros tipos de alimentos.


g) Convites e divulgação do evento, no maior prazo de antecedência possível na página oficial do evento ou na página da entidade de ensino organizadora. Outros meios de comunicação deverão ser utilizados para fazer a propaganda do evento a nível municipal e estadual.


h) Como todo macro-evento, temos de nos programar para poder atender toda a comunidade enxadristica inscrita.


Teremos de fazer um check list de todo o material que será usado na competição:

1) Uniforme para árbitros e apoiadores, de cores diferentes;
2) Pranchetas para resultado para os árbitros;
3) Canetas, papel sulfite para a impressora, cartucho de toner, Pendrive e CD para gravação dos resultados, material gráfico paa designação das mesas da competição, grampeador.
4) Ter a disposição o telefone da equipe de árbitros da competição para poder convocar um reserva, caso tenhamos uma desistência de ultima hora.



III Considerações Finais

Lembremos que estamos lidando com uma competição em que estarão participando um número muito grande de escolas, jogadores, professores e como acompanhantes a família dos atletas.


A preocupação de cada entidade estará sempre voltada a oferecer uma competição organizada, aonde as escolas participantes e seus jogadores possam competir em um ambiente saudável, podendo conhecer novos jogadores e evoluir neste esporte como atleta e cidadãos.


A cada realização aprendemos mais e podemos corrigir o que aconteceu de errado e melhorar ainda mais o que deu certo.


Temos de “entrar em campo” preparados, e o xadrez nos ensina a anteciparmos muito do que irá acontecer.

O início poderá ser complicado, mas ao darmos o primeiro passo, caminhar parecerá sempre mais fácil.

Boa sorte a todos e bom trabalho.


Carlos Calleros
Árbitro Internacional
FIDE - IBCA

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