sábado, 3 de outubro de 2009

Modificação Rating e Títulos FIDE

Modificações de Regulamentação para
Títulos e Rating FIDE desde 1.7.2009

Registro de Torneios


Todos os torneios devem ser pré-inscritos um mês antes de seu início; exeções a isto podem ser decididas pelo Presidente do QC.

A intenção é a de publicar torneios registrados em um calendário na página oficial da FIDE na internet imediatamente depois de sua inscrição. Isto serve para informar aos jogadores participantes que o torneio será válido para rating.

Uma inscrição de torneio pode ser recusada, se o torneio parecer suspeito. A FIDE também tem o direito de não calcular um torneio. O organizador pode apelar contra estas decisões.

Período de Qualificação

O período de qualificação será diminuído de três meses para dois meses. A data das listas serão 1 Janeiro, 1 Março, 1 Maio, 1 Julho, 1 Setembro e 1 Novembro.

A data de encerramento, isto é, a data na qual uma competição deverá ser finalizada para que seja incluída na lista, será de sete dias antes da data da lista. As competições oficiais FIDE serão colocadas em uma lista se inclusive terminam no dia anterior a data da lista.


Coeficiente K

A troca de K como se decidiu em Dresden não foi confirmado pelo BP. Os valores K se mantém como estão.


Também o valor de 0.5 ponto no calculo do rating de um jogador novo se manterá como 12.5 (a metade do valor mais alto de K).

O K está determinado com base no rating ao inicio do torneio, não com base no rating no momento em que os ratings são calculados (na prática agora).

Rating de Jogadores Previamente sem Rating

As partidas contra jogadores sem rating são calculadas em torneios round-robin, como tem sido calculadas até agora. Isto é, se um jogador previamente sem rating consegue pelo menos 1 ponto no evento, seu rating será calculado. Para os jogadores previamente com rating todas as partidas, inclusive as partidas contra jogadores previamente sem rating serão calculadas.

Em torneios Suíços, o rating de um jogador previamente sem rating é calculado, se o jogador joga contra ao menos três oponentes com rating, consegue ao menos 1 ponto contra os oponentes com rating, e o rating calculado com base nestas partidas é ao menos o rating mínimo.

O rating das partidas de um jogador com rating contra oponentes sem rating não foi confirmado pelo BP, mas o assunto retornou ao QC.

Rating mínimo

O rating mínimo será de 1200 desde 1.7.2009. Isto significa que um primeiro resultado dando um rating de a menos 1200 para um jogador sem rating é tomado em conta ao calcular a primeira publicação do rating de um jogador sem rating.

Mudanças no Cálculo do Rating dos Jogadores sem Rating

O primeiro rating publicado de um jogador novo será calculado de forma acumulativa. Até 30.6.2009: O rating é calculado como a media ponderada dos ratings dos torneios (ao menos três oponentes com rating em um torneio) quando o número total de partidas contra jogadores com rating é de ao menos 9. Desde 1.7.2009: O rating será calculado como se todas las partidas tenham sido em um só torneio. Exemplo: Um jogador sem rating jogou três torneios da seguinte maneira: 3 partidas com um resultado 1.5/3 contra oponentes com um rating médio de 2000, 4 partidas ¼ contra 2100 e 5 partidas 4/5 contra 2200. Até 30.6.2009 O rating parcial sería de 2000, 1907 e 2238, a media ponderada é 2068. Desde 1.7.2009: O rating médio de todos os oponentes é de 2142, o resultado total é 6.5/12, assim o rating do novo jogador é 2142+12.5=2155.

Máxima Diferença de Rating

A máxima diferencia de rating usada nos cálculos será de 400 pontos no lugar de 350. Se a diferencia de rating entre jogadores é maior a 400 pontos, 400 pontos, será usado. Isto significa que o resultado mais alto esperado em uma partida será 0.92 no lugar de 0.89 e o menor resultado esperado será 0.08 no lugar de 0.11.

MUDANÇAS NA REGULAMENTAÇÃO DE TÍTULOS DESDE 1.7.2009

Inscrições de Torneios

Todos os torneios devem ser pré-inscritos, como está descrito na Regulamentação de Rating.

Ritmo de Jogo Permitido


Desde 1.7.2009 somente um certo grupo de ritmos de jogo serão válidos para resultados de títulos. Isto foi requisito da organização de jogadores para ter menos variação nos torneios.

Os controles de tempo permitidos são os seguintes:

90 minutos com 30 segundos de incremento acumulativo para cada jogada iniciando desde a primeira jogada (Este controle é válido somente até 30.6.2010).
90 minutos para 40 jogadas + 30 minutos com 30 segundos de incremento acumulativo para cada jogada iniciando desde a primeira jogada.
100 minutos para 40 jogadas seguidas por 50 minutos para 20 jogadas, logo 15 minutos para as jogadas restantes com 30 segundos de incremento acumulativo para cada jogada iniciando desde a primeira jogada.
40 jogadas em 2 horas seguidas por 30 minutos para o resto da partida.
40 jogadas em 2 horas seguidas por 60 minutos para o resto da partida.
40 jogadas em 2 horas seguidas por 20 jogadas em 1 hora seguidas por 30 minutos para o resto da partida.

Publicação das Solicitações

Exceto os títulos registrados, as solicitações de títulos deverão ser publicadas na página da FIDE na internet pelo menos 60 dias antes de sua aprovação final.

Títulos e Normas Automáticos (Registrados)


A tabela 1.21 sobre títulos e normas automáticas (registrados) tem sido atualizada para ter maior consistência.

Concernente às normas e títulos em 1.21, o número mínimo de participantes em um grupo é oito para obter o título/norma.

Em caso especial regional ou outros grupos (exceto IBCA, ICSC, IPCA) ao menos um terço das federações membros tem que participar para produzir os títulos/normas.

Nos zonais e subzonais, o resultado de 66 2/3 por cento da somente uma IM/WIM, e um resultado de 50 por cento somente dois títulos FM/WFM, sem importar se o torneio é jogado como round robin ou torneio suíço.

Torneios da juventude u-8 também darão títulos FM y CM, similares a, por exemplo, torneios da juventude u-10.

O rendimento GM, WGM, IM, WIM em certas competições com base em ao menos 9 partidas vale 13 partidas, uma norma com base em ao menos 9 partidas vale 20 partidas.

Títulos com Base em Ratings Alcançados

Os títulos com base em ratings (FM, WFM, CM y WCM) podem ser alcançados com um rating a qualquer momento, um rating publicado, um rating em um período entre torneios e incluso dentro de um torneio.

Mudanças nos Requisitos para Normas de Títulos

Os requisitos de desempenho são alterados para números até 2600, 2400, 2450, e 2250.


O requisito do rating médio dos oponentes também são modificados em números pares 2380, 2180, 2230 e 2030.

O número de oponentes tendo o título aplicado é incrementado de três a 1/3 dos oponentes com um mínimo de três. Para outros diferentes a títulos de GM, os coeficientes de conversão para títulos mais altos são usados, por exemplo, para um título IM, 1/3 dos oponentes devem ser Ims, um oponente GM contará como 1.5 IM.

A proteção contra oponentes sem rating ou com rating baixo é limitada só a um e o valor mínimo é diminuído ao rendimento requerido – 400, por exemplo, para uma solicitação de GM, somente um oponente pode ser elevado a 2600 – 400 = 2200

Jogadores titulados sem rating são tratados como se tivessem os seguintes ratings: GM 2400, IM 2200, WGM 2100, WIM 2000, FM 2100 e WFM 1800.

Inclusive se a competição é maior que 13 rodadas, uma norma de título é conseguida baseada em não mais de 13 partidas, a norma conta somente como norma de 13 partidas. Inclusive ultrapassando a pontuação é no máximo de 13 partidas.

Um resultado de título deve cumprir com os requisitos normais de uma federação internacional e da federação organizadora. Isto é, que não todas as normas são conseguidas em campeonatos nacionais sem cumprir com os requisitos internacionais e da federação, nem sem cumprir com os requisitos internacionais e da federação aonde o número total de jogadores internacionais e jogadores internacionais GM, WGM, IM e WIM permitam que se obtenha a norma de título sem cumprir com os requisitos internacionais e da federação.

http://www.fide.com/component/content/article/1-fide-news/4059-changes-to-title-and-rating-regulations-effective-from-july-1st-2009

0 comments:

Postar um comentário