Zonal 2.4

Aulas de Xadrez

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

2a. Copa Latinoamericana de Ajedrez - Uruguay


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

 24 Joguinhos Abertos de Santa Catarina 

Caçador - SC





terça-feira, 9 de agosto de 2011

Regulamentação FIDE


As Leis da FIDE são modificadas de quatro em quatro anos, através de sugestões enviadas por suas federações filiadas, jogadores, organizadores e árbitros.

Por muitas vezes, conversando com pessoas do meio enxadristico, acabei notando que muitos deles não dão a devida importância à regulamentação existente. Realmente não a conhecem e dificilmente em algum momento se interessaram por ela. Mas justamente o conhecimento da regulamentação é que pode levar um jogador a defender seu direito em uma determinada situação, na qual nunca se encontrou anteriormente.

As interpretações existem, mas não se afastam muito de um conceito geral utilizado.

Partindo da base de tudo isto, no Xadrez Escolar sabemos de antemão que os professores que cuidam desta área tem a importante tarefa de iniciar os futuros jogadores na nobre arte do jogo de xadrez. Iniciar da maneira mais correta possível, inclusive, ensinando as regras básicas que regem uma partida.
O porque de ensinar isto tão cedo assim? Para que possam crescer com o devido conhecimento, não só de aberturas, meio jogo e final. Mas sim de todas as regras e direitos que possam defender e que afetam uma partida.

Devemos preocupar-nos em transmitir as informações disponíveis sobre o assunto e sua modificação. Quanto mais gente possuir esta informação, mais facilmente poderemos desenvolver nossa atividade.
Sobre o trabalho dos Técnicos que cuidam de suas equipes, independente da idade e do nível, a mesma observação. Vejo que cuidam das aberturas, meio jogo, final, parte teórica, psicológica. Mas muitos esquecem as regras e sua aplicação.

Esta matéria não é uma crítica sobre os vários profissionais do Xadrez. Sejam eles Árbitros, Professores ou Técnicos. Nem qual a melhor sistema de ensino que deva ser implantado.  Mas é uma matéria para deixar claro que, com todo o acesso à informação que temos na atualidade, temos muitos jogadores, independente de seu nível, que ainda não tem conhecimento claro sobre as Leis da FIDE. Leis que podem decidir uma partida, a favor ou contra.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Curso de Emparceiramento Swiss Manager - Curitiba

 Inscritos por UF

Alexandre Zampier - PR
Anderson Santana - PR
Carlos Martins - PR
Francielli Santana - PR
Giovano Goles - PR
Josimar Grochowsaki da Silva - PR
Magno Santos de Oliveira -SP
Tainan Pantano Tomaz - PR

CURSO DE EMPARCEIRAMENTO
SWISS MANAGER
ID CBX 1287/11



Agradecemos o apoio da AVELL Curitiba, na pessoa do Sr. Hemerson, que disponibilizou todos os notebooks necessários e demais apoio técnico para que o curso fosse realizado a contento.
Agradecimento especial ao Presidente da Fexpar, Sr. Paulo Virgílio, ao inscrever seus representantes no curso.