segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dúvida.....o que fazer nesta situação?

A arbitragem no xadrez é como qualquer outra atividade. Sempre estamos aprendendo a cada evento, sejamos Arbitros Auxiliares ou tenhamos uma titulação mais elevada.

Sempre acabo trocando idéias sobre as Leis da FIDE e sua aplicação, seja arbitrando algum evento, trocando e-mails ou conversando virtualmente.
Quando me encontro com o meu amigo AI Edmundo Aoyama de SP, acabamos abordando sempre o mesmo assunto.

O tema que apresento abaixo parece bem simples, mas analisando o caso, poderemos chegar a várias decisões possíveis, sempre que possível, embasadas na regulamentação vigente das Leis.
Ter o conhecimento da regulamentação e sua aplicação acaba influenciando diretamente em uma partida, e por muitas vezes, jogadores até de um nível mais elevado, acabam empatando ou perdendo suas partidas por desconhecimento da matéria.

Como podemos ver no diagrama 01, as brancas acabam de jogar d8. Como não tem à disposição a peça solicitada, (inexperiencia dos jogadores), acabam promovendo uma torre de ponta cabeça, declarando ser uma Dama, como vemos no diagrama 02  e pressionam o relógio.
Após a promoção, as pretas jogam b5, como no diagrama 02, e as brancas jogam Da5++, como no diagrama 03.
Na continuação, as negras reclamam ao árbitro que a promoção está incorreta e que Torre de ponta cabeça não pode efetuar um movimento como Dama. Fica evidente que em qualquer dos casos abaixo, as pretas irão dar mate sem maiores problemas.

O que acontece a seguir nesta partida de xadrez pensado?
a) A promoção da torre invertida está correta?
b) As pretas deram mate e após isto não é possível mais nenhuma reclamação.
c) A promoção da torre invertida não está correta.

 Envie a sua opinião sobe o assunto devidamente embasada nas Leis da Fide para calleroschess@gmail.com

Publicarei dentro de alguns dias as respostas enviadas e o número de e-mails que cada uma recebeu.
Os nomes e endereço de e-mails não serão informados, apenas a estatística de cada resposta.

 Diagrama 01
 Diagrama 02
 Diagrama 03

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