Aulas de Xadrez

3º Torneio Internacional de Concórdia - R$9.000,00 em prêmios

domingo, 31 de outubro de 2010

JUBS 2010 - Blumenau - SC



 


Resultados completos em: 

Masculino - http://chess-results.com/tnr40198.aspx?lan=10


Feminino - http://chess-results.com/tnr40191.aspx?lan=10

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Novo livro de Ensino de Xadrez


Trabalhar com xadrez em um país com tamanha diversidade cultural é um privilégio. Conheci muitos técnicos e professores com as mesmas dúvidas e dificuldades enfrentadas por mim, mas a maior dificuldade que concordamos encontrar em nossos grupos de trabalho é a dificuldade que a maioria das pessoas apresenta em aceitar regras e jogar dentro delas. Essa, aliás, é uma situação que a sociedade como um todo tem apresentado. É comum observar, em um jogo de xadrez entre crianças, a acusação de “roubo no jogo”. Quando jogamos com regras tão específicas e minuciosas, o descumprimento de algumas delas, por desconhecimento, pode nos dar a falsa impressão de que nosso oponente está tentando vencer sem cumprir todas as regras. Entretanto, existem muitos casos de pessoas que conhecem as regras e as manipulam na tentativa de tirar proveito próprio. Aí vem uma das grandes contribuições do xadrez na educação: além da grande participação para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, da elaboração de planos e estratégias de jogo que se estendem para a vida, vem também o conhecimento de que a nossa sociedade é regida por regras, e que o cumprimento delas é necessário para o bom andamento do desenvolvimento social. Uma sociedade em que os direitos de alguns são suprimidos em favor de outros, é uma sociedade sem valores morais firmemente determinados. O xadrez vem me provando, nesses modestos 13 anos de trabalho, que é uma ferramenta fundamental como apoio ao desenvolvimento educacional e social de nossas crianças, jovens, adultos e idosos.

Pedidos para:
http://www.pulsoeditorial.com.br/xadrez-na-sala-de-aula-aproximacoes-pedagogicas.html/

Olesc - SC 2010

 A cidade de Tubarão - SC, recebeu de 16 a 21 de outubro a Olimpíada Escolar 2010, com um total de 29 equipes no masculino e 18 no feminino.
Resultados completos em www.fcx.org.br

Links

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Lista de Árbitros da FIDE por Categoria


www.fide.com

A Fide publicou a Lista de Árbitros A, B, C,  e a Lista de Árbitros Inativos, aprovada na última Assembléia Geral em Khanty-Mansiysk, Russia.

A lista completa pode ser vista pelo endereço:
http://www.fide.com/component/content/article/1-fide-news/4817-list-of-arbiters-categories.html


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dúvida.....o que fazer nesta situação?

A arbitragem no xadrez é como qualquer outra atividade. Sempre estamos aprendendo a cada evento, sejamos Arbitros Auxiliares ou tenhamos uma titulação mais elevada.

Sempre acabo trocando idéias sobre as Leis da FIDE e sua aplicação, seja arbitrando algum evento, trocando e-mails ou conversando virtualmente.
Quando me encontro com o meu amigo AI Edmundo Aoyama de SP, acabamos abordando sempre o mesmo assunto.

O tema que apresento abaixo parece bem simples, mas analisando o caso, poderemos chegar a várias decisões possíveis, sempre que possível, embasadas na regulamentação vigente das Leis.
Ter o conhecimento da regulamentação e sua aplicação acaba influenciando diretamente em uma partida, e por muitas vezes, jogadores até de um nível mais elevado, acabam empatando ou perdendo suas partidas por desconhecimento da matéria.

Como podemos ver no diagrama 01, as brancas acabam de jogar d8. Como não tem à disposição a peça solicitada, (inexperiencia dos jogadores), acabam promovendo uma torre de ponta cabeça, declarando ser uma Dama, como vemos no diagrama 02  e pressionam o relógio.
Após a promoção, as pretas jogam b5, como no diagrama 02, e as brancas jogam Da5++, como no diagrama 03.
Na continuação, as negras reclamam ao árbitro que a promoção está incorreta e que Torre de ponta cabeça não pode efetuar um movimento como Dama. Fica evidente que em qualquer dos casos abaixo, as pretas irão dar mate sem maiores problemas.

O que acontece a seguir nesta partida de xadrez pensado?
a) A promoção da torre invertida está correta?
b) As pretas deram mate e após isto não é possível mais nenhuma reclamação.
c) A promoção da torre invertida não está correta.

 Envie a sua opinião sobe o assunto devidamente embasada nas Leis da Fide para calleroschess@gmail.com

Publicarei dentro de alguns dias as respostas enviadas e o número de e-mails que cada uma recebeu.
Os nomes e endereço de e-mails não serão informados, apenas a estatística de cada resposta.

 Diagrama 01
 Diagrama 02
 Diagrama 03