terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Programas de Emparceiramento pelo Sistema Suíço


Já faz algum tempo, a organização de eventos enxadristicos conta com a ajuda da informática através de programas de emparceiramento.

A maioria dos programas é estrangeiro. Infelizmente, até o momento não temos um programa nacional confiável para utilização.

Na década de noventa tive contato o GMBSwiss. Programa filipino de emparceriamento, foi enviado pela FIDE à CBX para utilização como experiência  em seus eventos.
Enviei cópias deste programa para vários árbitros brasileiros para conhecimento e treinamento.
Começamos a utilizar o programa e como não tínhamos muita confiança em sua manipulação, acompanhávamos todo o sistema através de fichas de emparceiramento.

Isto possibilitou que captássemos e aprendêssemos o conceito do programa, chegando a uma porcentagem de 90% de acerto entre o emparceiramento manual e o do programa.

Outro programa que acabou aparecendo foi o PROTOS. Muito usado no Rio Grande do Sul durante uma época, mas acabou não sendo muito aceito a nível nacional. Joguei um dos abertos que o General Gastão da Cunha organizou em Porto Alegre e o árbitro do evento A. Crespo utilizou este sistema.

O Swiss46, Swiss48 ou Petúnia, em DOS, foram utilizados, principalmente nos Panamericanos da Juventude.

Em 1996, durante o Brasileiro de 16 e 18 anos em Água Preta – PE, Flávio Santiago, Diretor e Árbitro da FPE, me apresentou o Swiss Perfect em sua primeira versão em DOS.

Conversamos bastante sobre o programa, fizemos experiências, mas de qualquer maneira, por segurança, acabei fazendo o acompanhamento manual.

Voltei para Curitiba e como de costume distribuí o programa para vários árbitros amigos meus. Alguns deles ainda com receio para utiliza-lo.
Algum tempo depois aparece o Swiss Perfect em sua versão Windows, com algumas modificações com relação ao modelo DOS original.
Um dos assuntos que mais acabam aparecendo nas conversas sobre este programa é sobre a última rodada. Devemos usar a regra especial de emparceiramento? Aquela que não busca cores e sim força?

Para analisarmos este procedimento, primeiro devemos saber qual o sistema de emparceiramento que o SP usa. Anexo II, Anexo IV, Dubov, Sistema Holandês?

Quando foi criado na versão DOS, o programa seguia as bases do Anexo IV. Primeiro emparceira em sentido descendente para os grupos principais, depois continua pelos piores grupos emparceirando em sentido ascendente e por último o grupo mediano em sentido descendente.
Neste sistema temos sim a regra especial de emparceiramento, que deve ser usada. O regulamento da FIDE C04.2 em seu artigo número 13. Exceções aplicáveis à ultima rodada nos informa:

Na ultima rodada, a regra 3, que obriga a emparceirar jogadores com a mesma ou mais aproximada pontuação, se não foram  emparceirados anteriormente, terá preferência sobre a alternância  ou o equilíbrio de cores, inclusive se para isto for necessário dar a um jogador a mesma cor três vezes consecutivas ou três vezes a mais uma cor que o outro.

Já a versão em Windows usa outro sistema, o Holandês, e neste sistema, se formos procurar não acharemos esta regra especial. Ele emparceira em sentido descendente.
Ela existe na versão Windows, mas incorretamente incluída. Portanto para o Sistema Holandês, no SP não se deve usar a regra especial na última rodada.
Sem sombra de dúvida, o Swiss Perfect, para eventos oficiais ou não, é ainda o sistema mais utilizado pelos árbitros brasileiros.

Podemos consultar os dois sistemas através do site da FIDE no endereço:
Para o C.04.1. Sistema Holandês.

Para o C.04.2. Anexo IV.
http://www.fide.com/fide/handbook?id=84&view=article

Hoje, en eventos com validade para rating FIDE temos de utilizar o Swiss Manager.


*PROGRAMAS DE EMPARCEIRAMENTO PARA TORNEIOS DE XADREZ

A maioria dos torneios de xadrez utiliza programas populares de emparceiramento:
SwissSys: www.swisssys.com/page2.html
WinTD: www.estima.com / xadrez
Swiss Perfect: www.swissperfect.com


Programa de emparceiramento mais utilizado nos eventos da FIDE & ECU:
Swiss Manager: swiss-manager.at

Outros programas de emparceiramento pelo sistema suiço:
Vega Xadrez Pairing Programa: www.vegachess.com / pt
Swissmaster: www.schaakbond.nl / swissmaster


Sistemas de emparceiramento suíço aprovados pela FIDE:
Programas pelo Sistema Suíço
Swiss Master System Holandês
GMB Lopes System
SWISS CHESS holandês System
SVBOSS holandês System
VEGA Dubov System
Swiss Manager holandês System



*CHESS TOURNAMENT PAIRING SOFTWARE  Publicado originalmente na página da  MonRoi.com em Sun, Jan 20 2008 (05:36) http://monroi.com/chess-products/107-cp/367-chess-tournament-pairing.html

7 comments:

Anônimo disse...

Como poderei aprender a emparceirar pelo sistema suiço ? Há algum método de ensino ou curso? mmcarlos@zipmail.com.br

Carlos Calleros disse...

Existe um curso organizado pelo Arbitro Emerson Muller de Carazinho.
È so procurar pelo arbitro ou pelo clube de Carazinho que voce acha.
Att.

Calleros

Osvaldo Wolski disse...

tenho uma empresa de desenvolvimento de sistemas e preciso montar um programa com base no emparceiramento suíço, onde posso encontrar os textos para elaboração da fórmula que vai controlar o sistema, pode me indicar?

Mauricio Peixoto Seffrin disse...

Parabéns pelos 30 anos de arbitragem meu amigo, sinto muito orgulho de já ter trabalhado junto com sua pessoa, na qual procuro me espelhar como árbitro e como indivíduo. Grande abraço.

Unknown disse...

OI boa tarde eu estalei Swiss Manager 8 mas não consigo montar um campeonato 15 minutos para incentivar as pessoas da minha cidade estou perdido se eu não consegui vou ter que fazer mata-mata. fica chato desse jeito queria do modo suíço.

Anônimo disse...

Qual o prazo para o árbitro fazer o emparceiramento? um árbitro pode alegar que para evitar w.o e o aguardo do NE...ele pode apresentar o emparceiramento só na véspera de uma rodada, seis dias após ao fim da rodada anterior?

Anônimo disse...

Ainda sobre divulgação de emparceiramento. Se o emparceiramento "demora" para ser apresentado aos competidores de um torneio suíço FIDE, a idéia de que o emparceiramento têm de ser claro e acessível aos competidores e se evitar acordos e desistências que iriam facilitar um resultado favorável aos interessados. Teria o árbitro a obrigação de fazer o emparceiramento logo após a rodada?

Postar um comentário